sexta-feira, 25 de abril de 2014

Jovens do Quidé vivenciam a educomunicação por meio da produção de vídeos

Estudantes gravando vídeo
A possibilidade de apresentar um assunto de interesse comum através de um vídeo animou um grupo de 15 estudantes do ensino médio do Colégio Artur Oliveira, no bairro Quidé, em Juazeiro. No último dia 24, as/os adolescentes participaram de mais uma oficina do projeto “ABC da Mídia: educomunicação em foco”, mais uma iniciativa do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, com o apoio da Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

Após discutir um pouco sobre educomunicação, especialmente a importância de uma leitura crítica da mídia e a importância da produção de conteúdo para a mesma, o grupo teve acesso a conhecimentos básicos de produção de vídeo para em seguida colocar a teoria em prática.

Com instrumentos básicos de posse dos/das próprios estudantes, a exemplo de celulares e câmeras digitais, 05 equipes foram formadas, sendo que cada uma teve a tarefa de produzir um vídeo de, em média, 4 minutos.  A definição da temática, do roteiro e as imagens foram feitas pelos grupos, os quais produziram dentro e fora da escola, finalizando com 03 formatos diferenciados de vídeos educativos.

Em grupo, a definição do tema e roteiro
Eline Gabriele, uma das participantes, diz que foi um momento enriquecedor e “esclarecedor pra muita gente, como eu mesma que já sei agora o que quero fazer, tinha dúvida, mas tive oportunidade de amadurecer a minha ideia”, disse referindo-se aos planos de ingressar em um curso de jornalismo. Além disso, ela cita que foi também uma oportunidade de “estabelecer uma relação entre a gente e a diretoria, a gente também criou uma relação com os demais participantes”. A teoria pela manhã e a prática na parte da tarde foi essencial para Ígor de Jesus, outro participante que diz visualizar a continuidade da experiência pelos próprios estudantes.

A intenção do Fórum com esse tipo de oficina é despertar o interesse das/dos estudantes em produzirem informação acerca de suas vivências e realidades, estimulando a cidadania ativa, além de trabalhar a criatividade ao fazer isso com o que tem disponíveis, explicaram as facilitadoras da oficina.

Coleta de lixo no bairro, gravidez na adolescência, violência, uso do laboratório de informática na escola e direitos e deveres do/da estudantes foram os temas abordados nas produções, as quais serão em breve divulgadas através do youtube e apresentadas no seminário de encerramento do projeto, previsto para os dias 09 e 10 de maio, em Juazeiro.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fórum de Comunicação realiza oficina de rádio em Curaçá



Uma aula diferente e atrativa”, essa foi uma das avaliações feitas pelos/as participantes do projeto “ABC da Mídia: Educomunicação em Foco”. A segunda oficina de comunicação aconteceu na última quinta-feira (10), em Curaçá – BA, com estudantes da Colégio Estadual João Matos, abordando temáticas como rádios comunitárias, a importância da comunicação, o papel dos meios de comunicação entre outros assuntos.
No primeiro momento as/os estudantes explanaram o que eles/as entendem a respeito do que é comunicação, o que gostam de ver/ouvir nos veículos de comunicação. Também escutaram o programa de rádio “Fala garotada”, produzido por crianças e adolescentes da cidade Juazeiro. Após essa conversa, foram desafiados a produzirem um programa radiofônico. As/os estudantes foram divididos em grupos e posteriormente construíram três programas de rádio, abordando os seguintes temas: Convivência com Semiárido, Educação e Tráfico de pessoas.
A oficina foi finalizada com a participação dos/as estudantes na rádio comunitária Curaçá FM. O grupo de adolescentes apresentaram suas produções ao vivo para todos/as os/as ouvintes da emissora. Para muitos, esse foi um momento de nervosismos, ansiedade e muita alegria, que instigou a vontade de participar em outros momentos da programação da rádio.

Segundo Delaides Rodrigues, comunicadora da Curaçá FM  integrante do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, esse espaço de formação é importante para a aproximação dos jovens com a rádio, além de despertar e descobrir novos comunicadores populares. O estudante Eduardo Martins comentou que “a oficina foi legal, como foi dito pelos professores ( facilitadores da oficina), nós adolescentes somos capazes de fazer um programa de rádio”.
A oficina é uma ação do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese).






quarta-feira, 9 de abril de 2014

Estudantes da Escola Família Agrícola de Sobradinho participam de oficina de comunicação



                          

Comunicação e Fotografia. Esses foram os temas discutidos, no último sábado (5), por estudantes dos 7º e 8º ano da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), durante oficina promovida pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.

Uma explanação sobre os modelos de comunicação e o papel da mídia na sociedade deu início ao encontro, que discutiu também a forma como o Semiárido é retratado na grande mídia, sempre visto como um lugar seco e de miséria.

Depois, os estudantes conheceram um pouco sobre a função e as técnicas da fotografia e, divididos em grupos, tiraram fotos da escola, tendo como base temáticas contextualizadas com a realidade da Efa. O resultado animou a garotada. “O dia foi muito interessante, aprendi coisas novas que podem me ajudar a escolher o que vou querer ser no futuro”, disse Felipe de 14 anos.

Entenda o Projeto

A oficina integra o projeto “ABC da Mídia: Educomunicação em Foco”, pelo Fórum de Comunicação, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese). Além de Sobradinho, ainda serão realizadas oficinas de comunicação com estudantes de escolas públicas de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro e Remanso, cidades do Sertão do São Francisco. Além das oficinas, ainda será realizado o Seminário Abc da Mídia, em Juazeiro – BA. 

As ações visam propiciar momentos de formação, mesclados com espaços de socialização de experiências, de forma que as atividades possam servir de motivação para jovens e professores aproximando-os entre si e da temática do projeto, a educomunicação.

Conheça o Fórum

O Fórum de Comunicação é um espaço de discussão e articulação entre pessoas e entidades, que visa discutir estratégias e implementar ações voltadas para a efetivação da comunicação como um direito humano. Ele é constituído por várias entidades não governamentais que atuam no território, como as rádios comunitárias de Curaçá, Remanso, Pastoral da Juventude do Meio Popular de Campo Alegre de Lourdes, Pastoral da Criança de Pilão Arcado, o Irpaa, a CPT, Sasop, Centro Acadêmico de Comunicação Social – Uneb, Intervozes.



terça-feira, 8 de abril de 2014

Culturalizando: Projeto Abril pras Artes traz ao Assentamento Nossa Senhora Aparecida o Espetáculo Paixão aos Excluídos.





Adicionar legenda
O mês de Abril por si só já é recheado de datas e comemorações socioculturais que fazem parte da vida de muita gente da nossa região. Um mês, por assim dizer, Católico, que é bastante propicio para se fazer artes sacras, inclusive a Paixão de Cristo um símbolo mais que especial para a celebração de Jesus e seus ensinamentos.
E é essa a finalidade deste projeto. Potencializar este período ofertando a Petrolina, ações culturais de interação e integração do povo à Cultura, a Arte e a Religiosidade. Instrumentos estes tão importantes para a transformação social, cultural e cidadã tão necessárias para o desenvolvimento dessas localidades a serem beneficiadas.
Uma forma de desmitificar o 1º de Abril que muitos conhecem como dia da mentira, mas que pode se transformar em uma data importante para a celebração artística, tendo a Arte como verdade incontestável para entreter e propor lazer, educação e cidadania.

Situada na cidade de Petrolina – PE, o Acampamento Nossa Senhora Aparecida é um símbolo de resistência e luta em defesa da moradia na região. E ver na oportunidade - trazer entre as ruelas da comunidade esse espetáculo inédito e que tem como protagonista: Jesus, considerado o maior revolucionário de todos os tempos.
Assentamento Nossa Srª Aparecida. Foto Tiago Carvalho.
Para Gil Neris diretor do espetáculo, as expectativas são muitas, uma vez que esse trabalho pode fazer com que muitos artistas sejam descobertos e que se sintam motivados a desenvolver outras atividades teatrais tanto no Assentamento como também poderão atuar em outros espaços na nossa região.
Já para Tiago Carvalho, idealizador do projeto, há uma felicidade imensa em estar envolvido num trabalho como esse que leva cultura e arte ao interior aonde a oferta de atividades culturais não são tão frequentes ou até não existem. “A nossa próxima meta é garantir que junto com os patrocinadores, colaboradores e artistas locais possamos estar levando mais e mais Teatro, Música e Dança, ou seja, a arte em geral à várias localidades daqui do Vale, já que o Abril pras Artes não só realizará este espetáculo como também inúmeras outras atividades em Petrolina neste mês de Abril”, afirmou. E ainda segundo ele todos estão desde já convidados a prestigiar a Paixão aos Excluídos que será nos dia 18 de Abril as 19:00.
Prestigiem. 

Adriel Duarte, Comunicador Popular!