segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Juventude em formação: Militantes do VSF se reúnem para discutir os impactos sofridos pelos Grandes Projetos na região.


Jovens representantes de diversas organizações e movimentos sociais se reuniram nos dias 05 e 06 de Outubro, em Santa Maria da Boa Vista – PE, para a primeira etapa de uma formação pautada na temática: Desenvolvimento Para que e Para quem? Refletindo os variados impactos sociais dos Grandes Projetos e Empreendimentos da região para a Juventude.
Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular.
Estiveram representados, a Marcha Mundial da Mulheres, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Movimento Sem-Terra (MST), Federação dos Estudantes de Agronômia do Brasil (Feab), Quilombolas, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que coordenou o evento.
Um espaço rico em discussões sobre a Soberania Hídrica e Alimentar. Possibilitando aos jovens de expor a realidade de suas comunidades em relação a esses impactos, seus anseios e sua visão enquanto agentes de transformação social.
Os depoimentos variados trouxeram ao debate a necessidade da luta em defesa do Rio São Francisco, seja através da mobilização reivindicando os direitos dos atingidos, em defesa contra a transposição e uso abusivo das águas do Velho Chico para o agronegócio.

Soberania Alimentar.

            No primeiro dia da formação, a discussão foi em torno do tema: Soberania Alimentar. Seja na potencialização da diversificação da produção agrícola, de politicas públicas de valorização dos agricultores e combate ao êxodo rural, da produção de produtos orgânicos e respeito ao meio ambiente.
            Segundo pesquisas grande parte da comida consumida pelos brasileiros é de origem do trabalho camponês, desvalidando a ideia de que o agronegócio está a serviço da produção da alimentação básica, e principalmente, de produtos saudáveis.
            Foi observado o grande número de Doenças cancerígenas na população brasileira, os dados mostram uma situação gravíssima já que por ano 1 milhão de novos casos de Câncer são constatados e que 600 mil não tem cura. Sendo que aqui no VSF é encontrado um dos maiores índices do país.
            Mesmo com essa realidade, em Petrolina – Pe, existe uma sede da Monsanto (Empresa que produz agrotóxico e a mesma que produzia venenos de guerra, como o agente laranja, utilizado na Guerra do Vietnã).

Oficinas

             Houve ainda oficinas de Extenso, Batuque, Confecção de Faixas, Teatro do Oprimido e Música. Uma forma dos jovens conhecer na prática atividades de agitação e propaganda.
Juventude na luta por um projeto popular.
            Por isso e por outros motivos que essa juventude ativa na região, se une em defesa de um projeto popular. Que atenda e reivindique essas pautas em comum, seja por Água, Terra, Alimentos, Feminismo e Democratização da Comunicação.
            Esta última, considerada como um veículo fundamental para a difusão dessas ideias e estratégias de luta tão urgentes e necessárias em nossos dias.
            A Segunda etapa deste processo de formação está prevista para novembro, intensificando o debate e a mobilização desses jovens multiplicadores de saberes e agitadores populares.

Adriel Duarte, Curaçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário