quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Brasil: Nação rica em diversidade e carente em soberania nacional.


Como se não bastasse a quantidade de empresas estrangeiras que sugam matéria prima brasileira, seja pelo agronegócio, hidrelétricas e mineração, o EUA tem se mostrado bastante interessado em poder explorar/lucrar ainda mais com as diversas potencialidades econômicas do Brasil. Espionagem americana: Análise apurada de uma nação rica em diversidade e carente em soberania nacional.
Observando a forma como o Brasil vem tratando e oportunizando ainda mais a exploração das riquezas naturais brasileiras às grandes multinacionais espalhadas pelo país, sem tem uma noção lógica de que a verdadeira intenção desta espionagem está ligada ao interesse desses grandes grupos no monopólio de matérias primas e pesquisas voltadas ao setor agrícola, mineral, hídrico e energético.
E não para por ai, analisando este caso que repercutiu pelo mundo, muitos brasileiros começaram a se perguntar que atitudes o Governo pretende fazer conforme o  que for apurado e quais as providências cabíveis em relação ao que foi feito. Primeiro, por expor a privacidade dos brasileiros (coadjuvantes), e, principalmente, colocar nas mãos dos americanos - informações importantes que diz respeito ao patrimônio natural e as relações internacionais do Brasil.
Violado, o direito de Liberdade de expressão por uma ação criminosa em uma nação que si diz livre em relação a troca de informações e ao uso dos meios de comunicação, faz com que a luta popular ganhe mais uma pauta: Abaixo a Vigilância Americana!
O Marco Civil, projeto de lei que pretende torna ilegal ações de espionagem como essa precisa ser aprovado, urgentemente, garantindo que os culpados sejam punidos, independentemente, de quem sejam. Além disso, é preciso que os brasileiros comecem a substituir softwares estrangeiros por nacionais abertos, valorizando as ferramentas de comunicação do país, como também, dificultando o acesso de espiões americanos que produzem esses mecanismos digitais utilizados por todo o mundo.


Adriel Duarte, Curaçá – BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário