quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Educomunicação é tema de oficina mediada pelo Fórum em Riachão do Jacuípe



Numa relação de integração com outros territórios da Bahia, o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco realizou no último dia 20 oficina de educomunicação durante o I Festival de Curtas do Vale do Jacuípe, que aconteceu entre os dias 19 e 21 na cidade de Riachão do Jacuípe.

A oficina, intitulada “Eu Cidadão Repórter: como utilizar a convergência das mídias atuais na produção da notícia?” teve como público-alvo educadores/as de escolas públicas da sede e interior do município e estudantes da Escola Estadual Maria Dagmar Miranda. Com a mediação das jornalistas integrantes do Fórum, Érica Daiane Costa e Karine Silva, o grupo discutiu os processos de comunicação na sociedade, com ênfase no modelo de comunicação hegemônico no Brasil para depois conhecer o conceito de educomunicação e algumas formas de colocar em prática onde atuam.

Durante a avaliação, as/os participantes falaram da necessidade de continuarem a discutir a temática, bem desenvolver ações nas escolas, considerando, inclusive iniciativas já existentes. A educadora Silvânia Oliveira falou da importância da família também se envolver nesta empreitada, reconhecendo a educomunicação como uma forma estratégica de formação social.

A metodologia utilizada pelas facilitadoras priorizou a troca de conhecimento e
discussão acerca do conceito que ainda é desconhecido para muita gente. Um dos pontos destacados pela estudante Claudina Neta foi a possibilidade “das pessoas participarem, ao contrário de outras oficinas que só vão para falar”, avaliou. Um dos recursos utilizados foi o vídeo “Educomunicação: o nascimento”, que além de tratar do surgimento desta nova área do conhecimento, mostra também a relação indissociável das duas áreas: a educação e a comunicação.

A oficina aconteceu na Escola Maria Dagmar que possui uma Rádio-Escola há mais de 20 anos, espaço utilizado para o momento prático da oficina. De acordo com Claudina, que ocupa a coordenação de Relações Públicas do Grêmio Estudantil e é uma das participantes da Rádio, apesar das dificuldades, as/os estudantes reconhecem a Rádio como um importante instrumento dentro da escola.

Além da educomunicação, outros temas foram abordados em oficinas, a exemplo de produção de vídeo para Web e Curtas Urgentes, fotografia, dentre outras. O evento foi realizado pelo Coletivo “Amigos do Cinema”, com o apoio do comércio e prefeitura local e tem por objetivo valorizar e fortalecer a produção de conteúdo voltado para audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário