segunda-feira, 15 de julho de 2013

Na Bahia: ruas movimentadas contra Rede Bahia, e debates do Conselho de comunicação sem encaminhamentos


                            

Por Pedro Caribé
Com informações do Sinterp/BA e Fórum de Comunicação Sertão São Francisco

Na Bahia os mecanismos institucionais coordenados pelos governos também demonstram que estão muito aquém dos anseios populares, em especial no setor das comunicações. Na quinta-feira, dia Nacional de Lutas, 11 de julho, a Rede Bahia foi um dos principais alvos dos protestos, e tanto em Juazeiro quanto em Salvador. Um dia depois, 12 de julho, o Conselho Estadual de Comunicação realizou 3º edição do Diálogos de Comunicação sob o tema democratização com pouco presença de organizações sociais. E o pior, sem encaminhamentos concretos para o Conselho.

No Vale do São Francisco manifestantes encerraram seu percurso em frente à TV São Francisco, afiliada a Rede Globo e também integrante da Rede Bahia. Integrantes do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, que defendem o direito à comunicação, reivindicaram o fim do monopólio midiático e o fortalecimento da comunicação pública e comunitária, através de um novo marco regulatório das comunicações. Representantes do MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marcha Mundial das Mulheres (MMA), Intervozes e Levante Popular da Juventude (LPJ), reafirmaram a necessidade de uma reforma na mídia, enfatizando o histórico de criminalização dos movimentos sociais e a falta de espaço para essas vozes.

Salvador


Uma munição feita de faixas coloridas, percussão de latas, carro de som, megafone e palavras de ordem como “A verdade é dura! A Rede Globo apoiou a ditadura!” foi utilizada por estudantes e grupos como Consulta Popular, Marcha Mundial de Mulheres, LPL, Quilombo Rio dos Macacos, CUT , MST e o SINTERP/BA, em frente à Rede Bahia, para protestar e exigir democratização nas comunicações. Muitos dos trabalhadores da TV Bahia também juntarem-se aos militantes, que causaram frisson lendo um manifesto entregue à afiliada da Rede Globo. No final, saíram em passeata pelas ruas da cidade até a Rede Bandeirantes e Rede Record.

Conselho

Na Assembleia Legislativa a novidade se deu pela presença da Abert, por meio de Rodolfo Machado, diretor de assuntos legais. A Abert se negou a participar das Conferências e também foi contrário a regulamentação do Conselho Estadual. Na Bahia a entidade detém 110 associados, e fez uma apresentação combatendo o que chama de mitos nos discursos dos movimentos populares em prol da democratização. Rodolfo apresentou números que para ele representam diversidade na tv aberta e rádio no País.


Outros dois membros da mesa, a deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP) e Rosane Bertotti, coordenadora nacional do FNDC, rebateram a posição empresarial. Rosane lembrou que os números não levaram em conta o volume das verbas publicitárias estatais que são direcionadas à poucos veículos, bem como o poderio das grandes redes. Na única intervenção da mesa que fez recorte direto para ações da política local, a coordenadora do FNDC  também colocou que o caso das verbas publicitárias também se reproduz em governos estaduais e prefeituras, e que a radiodifusão pública precisa de autonomia frente ao poder estatal.

Já Luiza Erundina criticou o presidente do Conselho, Robinson Almeida, por tentar, segundo ela, “escamotear a realidade”, ao buscar consenso, harmonia e diálogo convergente na sociedade de classes. Para ela tem que acontecer respeito, mas é impossível um Estado mediar interesses antagônicos. Erundina focou na capturação empresarial no Congresso Nacional e a importância de Lei de Mídia Democrática com participação popular. Para ela o governo federal é “submisso a mídia quando o assunto é regulação dos meios de comunicação”.

Robinson Almeida, que também é secretário de comunicação, mediou a atividade, e reforçou a necessidade de encaminhar as deliberações das conferências anteriores com a realização de nova Conferência Estadual ainda em 2013. Porém, não tocou na necessidade da elaboração de Plano Estadual de Comunicação que contemple os pontos já elencados nas conferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário