sábado, 16 de março de 2013

Hip-Hop Nordestino, cordel, dança e música: Jovens de Ouricuri-PE, contribuem para a promoção de arte e cultura.


Junior Baladeira e outros integrantes com figurino sertanejo. Fonte: Google.

..Sou desta terra do nordeste de poetas cantadores / terra de cangaceiros, cultura e agricultores / terra de gente forte que aqui me soa norte /trabalha de sol a sol sem ter medo da morte / sei que é bonito e todo mundo que ver/ forró de gonzagão botá menina pro suor descer... esse é um trecho de uma das músicas do Cd produzido por Junior Baladeira e seus amigos, moradores da cidade de Ouricuri-PE. Uma mistura de Rap e Hip-Hop com letras que fomentam a luta do sertanejo, seus costumes, seus heróis e a vida cotidiana no nordeste.

A originalidade começa nas batidas, num som mais pulsante, contagiante, com algumas mixagens de trechos de músicas do Rei Luiz Gonzaga. Os artistas além de cantar também dançam provocando na plateia aplausos e a vontade de acompanhá-los. Seus figurinos não são americanizados como outros cantores de Hip-Hop, eles usam chapéus de couro e de palha, camisa listrada, calça jeans e fazem homenagens há alguns artistas nordestinos como Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Maria Bonita, estampados em suas camisetas. Não se pode esquecer é claro, de chinelos de couro ou mesmo de botas iguais as que muitos agricultores usam no dia a dia na roça.

Em conversa com o grupo descobri que essas atividades culturais vão além da produção de músicas, pois através de parceria com a rede pública de ensino os arte-educadores levam dança, cordel, percussão para dentro das escolas de Ouricuri, como também vem resgatando a história dos sertanejos e do patrimônio cultural nordestino.

Segundo Baladeira, o apoio do governo e de entidades de promoção à cultura ainda é muito pouco, mas devido à participação e o interesse da comunidade, foi realizado junto com o a Prefeitura Municipal uma reunião para tratar sobre a situação cultural no município algo que antes não acontecia.

“Nosso objetivo é levar um trabalho diferente, um trabalho social e artístico, é querer mudar a realidade, valorizando a cultura, a história através da música, da dança...” afirmou Nelson Pereira de Sá Junior, que prefere ser chamado de “Junior Baladeira”, pioneiro e fundador do grupo, o artista que mora na cidade desde os 3 anos de idade, sempre demonstrou amor pelo trabalho que exerce na comunidade. Atualmente, Baladeira é diretor de Cultura, cargo confiado não por favores políticos, mas sim pelo trabalho cultural e a indicação da própria comunidade que julga apto a exercer esse cargo para continuar contribuindo no município e também na região com sua arte e suas atividades culturais.

O CD lançado para difundir melhor o trabalho que eles vêm executando em relação à música é composto por 13 faixas, inclusive, “A insistência poética dos diferentes”, canção que dá nome a esse acervo bastante recheado com as tradições, as dúvidas, os anseios que representam esse povo aqui do sertão, gente que mediante a tantas incertezas e desafios transforma sua luta em verso, prosa, cordel, dança e canção.


Atenção Comunicadores comunitários que quiserem ter acesso ao Cd, entre em contato comigo: bfbduarte@hotmail.com

Texto por Adriel Duarte, Curaçá-BA – Membro do Fórum de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário