terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Projeto Ararinha na Natureza é lançado em Curaçá/BA

No dia 6 de novembro o projeto Ararinha na Natureza foi lançado regionalmente em Curaçá (BA), com uma programação que incluiu palestras, apresentação de músicas regionais, grupos de dança e capoeira, e um vídeo sobre a história da ave. Participaram do evento moradores locais, colaboradores e instituições mantenedoras de ararinha em cativeiro, como a Al Wabra, e patrocinadores do projeto, como a Vale. Também estiveram presentes representantes das várias organizações envolvidas, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Save Brasil e o Funbio, que estão à frente do programa. Ao todo foram cerca de 180 pessoas que participaram da cerimônia e puderam conhecer os locais onde as últimas ararinhas foram avistadas na natureza e onde ainda há registros de sua presença, como antigos ninhos, em um passeio de Curaçá até a Serra da Borracha e à Fazenda Concórdia. Eles tiveram ainda a oportunidade de conversar com moradores e ouvir suas histórias de vida na caatinga.
Como a comunidade é elemento fundamental para a preservação da fauna e flora locais, o projeto Ararinha na Natureza desenvolverá também ações de cunho socioambiental e educativo. “O projeto não se resume a cuidar da reintrodução das ararinhas, mas também abrange ações voltadas para a população de Curaçá, tanto a que vive na sede do município como a que mora no interior da caatinga. São ações de cunho socioambiental visando à criação de alternativas para a produção de alimentos e geração de renda, além de atividades educativas buscando a redução da caça predatória, do tráfico de animais e do desmatamento”, ressaltou Gleuza Jesué do Departamento de Meio Ambiente da Vale.
Em decorrência principalmente do tráfico ilegal, a população de ararinha-azul foi dizimada até restar um único indivíduo, que desapareceu no ano 2000. A espécie, que já foi declarada extinta na natureza pelo governo brasileiro, está criticamente ameaçada de extinção, tendo somente 79 exemplares em cativeiro. Apoiado pelo Funbio, através da Carteira Fauna Brasil, o projeto Ararinha na Natureza contribui para a conservação da ararinha-azul, buscando criar condições de sobrevivência no habitat natural da espécie.

Texto publicado no dia 26/11/2012 extraído do site da Fumbio.    www.fumbio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário