sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NAEND'A realiza Novembro Negro no Sertão do São Francisco


Na noite da sexta-feira (18/11), comunidade, universidade, movimento social, artistas e representantes do povo de santo marcaram presença na Casa da Cultura, sede do Núcleo de Arte e Educação (NAENDA), para dar início às atividades do Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco.
Representando os mecanismos de resistência do povo negro, a Capoeira, coordenada pelo Mestre Marcos, fez a roda e abriu oficialmente a programação do Novembro Negro 2011.
Contanto com a presença de Eliane Boa Morte, militante do movimento negro de Salvador, Márcio Angêlo, assessor político; Adegivaldo Lima, coordenador do NAENDA, Antonio Carvalho, coordenador do projeto Novembro Negro; Josenaldo Cícero, gerente de Ação Social da prefeitura de Juazeiro; Nilton Almeida, professor da UNIVASF; Marli Carvalho, gerente da SEIASC de Juazeiro; Fabio Diniz, coordenador da Secretaria de Cultura de Remanso e Ioná Pereira, representante do Terreiro Ylê Ase Omi Kaiode, a mesa de abertura pontuou a importância de eventos formativos para a construção da resistência e da organização popular.
Em seguida, o público pôde assistir ao, recém lançado, filme Jardim das Folhas Sagradas de Pola Ribeiro, adentrando um pouco no mundo do candomblé e do cotidiano dos povos de santo.
Quente, como o bolo do acarajé servido ao final da noite, a programação de abertura deixou o público com gosto de quero mais. Para saciar esta vontade, a programação deste sábado conta com oficinas, seminários e show musical.
Debatendo transversalmente as questões raciais, serão realizadas pela manhã as oficinas de Teatro de Rua, Dança Afro, Hip-Hop, Reggae, Capoeira e percussão.
À tarde, o seminário Políticas Publicas e Equidade Social: Formando redes negras no Território Sertão do São Francisco, facilitado por Eliana Boa Morte e Nilton Almeida, pauta as políticas públicas para os negros no Brasil, objetivando a formação de redes de resistência no Sertão do São Francisco.
O encerramento do projeto fica por conta do show da banda Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae. Celebrando a luta e resistência do povo negro, o show é uma comemoração à consciência racial negra no Brasil.
Financiado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e realizado pelo NAENDA, o Nono Novembro Negro do Sertão do São Francisco tem sua programação inteiramente gratuita e convida a toda população de Juazeiro, Petrolina e região para participarem da tessitura da resistência do povo negro!
Texto: Quercia Oliveira (AsCom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário