sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fórum de Comunicação participa de atividades na Chapada Diamantina - BA

Fala sobre a "O/a Negro/a na Mídia"
Nos dias 20, 21 e 22 de novembro o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco esteve paricipando de algumas ações nos municípios de Barro Alto e Iraquara, região da Chapada Diamantina na Bahia. No dia 20, durante a celebração do dia da Consciência Negra, o Fórum se fez presente na comunidade Quilombola de Volta Grande, município de Barro Alto, localizado no Território de Irecê.

Momentos antes da Feijoada
O evento, que contou com a participação de lideranças locais e representantes do Poder Público Municipal, trouxe a discussão sobre as principais políticas públicas e políticas de reparação acessadas pela população negra e destacou a relação do/a negro/a com instituições como a escola e a mídia, além de refletir a relação com o mercado de trabalho.

Iraquara


Já em Iraquara, nos dias 21 e 22, aconteceu a primeira etapa da Formação em Comunicação realizada pelo Centro de Mobilização e Assessoria Comunitária – CEMAC, atividade que contou com a participação de uma das representantes do Fórum, Érica Daiane, que também integra o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Nos dois dias de atividade, as/os participantes, oriundos de comunidades rurais e da sede do município, puderam discutir o papel da mídia na construção da opinião pública e das identidades e as estratégias de dominação utilizadas pelos meios de comunicação, seja através da publicidade, da música, do jornalismo ou entretenimento. A partir da exibição de vídeos, análises de veículos de comunicação, o grupo pode perceber a diferença entre Comunicação Comercial, Pública e Comunitária, além de iniciar o exercício da produção de notícias nas linguagens impressa e radiofônica.

Para a estudante e multiplicadora de Projetos Sociais, Marla Luíza, a formação veio a contribuir com o entendimento acerca do papel da mídia na sociedade e mostrou que alguns instrumentos de comunicação podem ser utilizados para divulgar as informações dos projetos que estão em desenvolvimento, por exemplo. “A gente aprende como se comunicar melhor com as pessoas. Agora podemos pensar como divulgar melhor nosso projeto, como incentivar as pessoas a participarem, podemos usar os blogs pra isso, tem também a rádio poste”, menciona a jovem.

Em janeiro acontecerá a segunda etapa da formação e o grupo já planeja uma programação que possa também envolver outras pessoas da cidade, a exemplo de exibições de vídeos nas praças de Iraquara, provocando reflexões acerca da importância de discutir a comunicação.

Fotos: Ademario Calazans/ Érica Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário